segunda-feira, 27 de julho de 2015

Saúde Inicia a campanha de vacinação contra a hepatite B em Lages




As Unidades de Saúde dos bairros Santa Helena, Santa Catarina e Guarujá e a Central de Vacinas disponibilizaram ainda teste rápido para detecção precoce de hepatites B e C, sífilis e vírus HIV

Sábado (25) foi Dia D de Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais. A campanha prossegue até sexta-feira (31). A Central de Vacinas, junto à Vigilância Epidemiológica, no Centro, e as 23 salas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 8h às 17h, receberam o público. A secretária de Saúde, Rose Possato, visitou todos os locais. “As pessoas que trabalham o dia inteiro de segunda a sexta não têm tempo para buscar a proteção em dias úteis. No sábado foi possível esse público vacinar-se”, diz.
A vacina de combate à hepatite B é realizada em três doses e aplicável a uma ampla faixa etária, a partir do nascimento. Caso a pessoa tenha extraviado o comprovante de vacinas, o esquema poderá ser reiniciado e receberá um novo cartão. “Quem perder o período da campanha poderá procurar a vacina em uma das 23 UBSs e na Central. Porém, temos metas a cumprir”, explica.


A hepatite B é o único dos três vírus (A, B e C) que dispõe de vacina para adultos de forma geral. Crianças de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias já recebem contra a hepatite A. Não existe imunização contra a C. A doméstica Neuza Chaves dos Santos Castro, 62 anos, moradora na avenida Caldas Júnior, esteve na UBS no sábado. “A hepatite é uma doença perigosa”, reconhece.
O Sistema de Informação do Programa de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, foi iniciado em Lages em março de 2015. “A pessoa que iniciou seu esquema vacinal em Lages poderá dar sequência em qualquer cidade do território nacional, pois as informações do histórico de imunização estarão registradas”, pontua a secretária de Saúde, Rose Possato. De acordo com a secretária Rose Possato, a repetição do esquema vacinal não é prejudicial, porém, tudo em excesso faz mal ao organismo.

Testes rápidos oferecidos gratuitamente
As Unidades de Saúde dos bairros Santa Helena, Santa Catarina e Guarujá e a Central de Vacinas disponibilizaram teste rápido para detecção precoce de hepatites B e C, VDRL (sífilis) e vírus HIV. O teste compreende uma pulsão em um dos dedos da mão. O procedimento dura cerca de 20 minutos. Em caso positivo é realizado o exame confirmatório na Vigilância e posteriormente o encaminhamento para agendamento de consulta médica.
Lages iniciou os testes rápidos nas Unidades de Saúde em julho e o processo de implantação está sendo realizado de três em três UBSs. Pacientes que não contam com Unidades ofertantes devem procurar o Laboratório Municipal/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ao lado da Vigilância Epidemiológica. Outro local disponibilizado para fazer o teste rápido é o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) que atenderá, para esse procedimento, ambos os sexos.
A enfermeira coordenadora da área 37 do Santa Helena, Mauren Farias, explica que a busca pela vacina é fundamental para que a população esteja blindada contra a hepatite. “Estamos esperando quem não pôde vir no sábado, tanto para a vacina quanto para o teste rápido”, afirma. O empresário Elias Lemos da Silva, 29 anos, mora na rua Gustavo Richard. “Faz muito tempo que não passo por uma bateria de exames. Vim por esse motivo”, frisa.

Campanha da pólio e avaliação da carteirinha infantil

Em agosto, a Secretaria de Saúde promoverá a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a famosa “gotinha”, para crianças com idade entre 0 e 5 anos. O Dia D de mobilização acontecerá em 15 de agosto.

Fonte PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário