sexta-feira, 10 de julho de 2015

Belo Peixe Inaugurado o primeiro frigorífico de peixes da Serra catarinense




 O terreno foi doado pela prefeitura em 2013. São 16 mil metros quadrados
 A cerimônia de inauguração da Belo Peixe foi realizada na tarde desta sexta-feira (10), se tornando um marco na história de Lages. Trata-se de uma empresa frigorífica direcionada à piscicultura, industrializadora de peixes criados em cativeiros, autorizada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A Belo Peixe está localizada na rodovia BR-116, Km 252, no Acesso Sul. O diretor-proprietário Vilso Isidoro e sua esposa e sócia Nerli Isidoro recepcionaram o prefeito Toni Duarte, o superintendente do MPA em Santa Catarina, Horst Doering, secretários municipais e outras autoridades na solenidade.
A princípio foram abertos 14 postos de trabalho – novas contratações deverão ser feitas. O terreno foi doado pela prefeitura em 2013. São 16 mil metros quadrados. Há cerca de 860 metros de área construída no complexo fabril. De Área de Preservação Permanente (APP), seis mil metros e área aproveitável de dez mil metros, além do espaço de faixa de domínio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) perante a rodovia.
Esta é a primeira indústria da Serra catarinense voltada ao processamento de pescados de água doce (truta, tilápia, jundiá e catfish). O peixe chegará às câmaras frias em caminhões numa temperatura de 12 graus e sairá congelado para comercialização. Treinamento com testes de produção iniciaram no dia 1º deste mês, o que viabilizou o primeiro estoque, suficiente para o abastecimento inicial de supermercados (Alvorada, Myatã, Mezzalira e Martendal) entre a tarde desta sexta e este sábado. Interessados nos trabalhos da Belo Peixe podem telefonar para 3226-0011.
O prefeito Toni Duarte diz que a Belo Peixe está vencendo o momento de crise pelo qual passa o país. “Dos noticiários, o que se absorve é esta questão de crise, de ajustes, demissões, férias coletivas, freio financeiro. Uma iniciativa como a do Belo Peixe, que encara essas realidades e supera dificuldades, deve ser reconhecida”, enaltece. “Nós vamos vencer esse momento difícil da economia brasileira”, diz, referindo ao município e aos moradores.

160 fornecedores
A empresa processará tilápia, truta, jundiá e catfish, cumprindo todas as exigências sanitárias, com embalagem e rotulagem próprias. A capacidade de produção é de oito mil toneladas, porém, segundo Vilso Isidoro, está sendo trabalhado por enquanto com uma pequena quantidade. “Já em agosto será possível mensurar a produtividade”, esclarece. Cerca de 160 produtores de peixes estão cadastrados para fornecer matéria-prima, podendo chegar a 450.
Cultivadores do Alto Vale, como Itajaí, e da região Sul do Estado, como Orleans, estiveram na inauguração. Produtores da Serra também são fornecedores. O trabalho foi iniciado com a truta, o que se repetirá na próxima semana e após será começado o processamento de tilápia. “Estou feliz pela conclusão das obras. 
Horst Doering, do MPA, comentou que Santa Catarina está passando por um processo de organização da cadeira produtiva do peixe. O especialista explica que uma barreira a ser transposta é a do baixo consumo de peixes no Brasil – a cada três quilos consumidos, um é importado. “Temos 13% do total de água doce do planeta, o que deve nos estimular para o aumento dos ambientes de cultivo, uma riqueza de nutrientes”, ressalta.
Primeiros contratados
Victor Fábio Pereira de Lima tem 37 anos, mora no bairro Guadalajara e foi contratado pela empresa. Ele é especialista em manipulação de peixes. “Esta oportunidade veio em boa hora, numa época em que mais se ouve falar em crise e em desemprego. Estou contente de fazer parte do início da história da Belo Peixe”, comemora. André Luiz Pavan, dos Supermercados Alvorada, compareceu à cerimônia e já tem em seusfreezers os produtos da marca Belo Peixe. “Estamos orgulhosos. Ele (Vilso) aposta em uma área inovadora e que não contava com empreendimento desta envergadura”, enaltece.
 Fonte Secretaria de Comunicação Social PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário