quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Próprios moradores consertam ponte que ruiu na divisa entre RS e SC




Moradores consertam ponte que ruiu na divisa entre RS e SC
Os próprios moradores da divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina consertaram a Ponte das Goiabeiras, que liga o município gaúcho de Bom Jesus à cidade catarinense de São Joaquim. A travessia estava interrompida desde a última terça-feira (22), quando parte da estrutura caiu.
cats
Imagem G1
O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) informou que um estudo vai ser contratado para definir um novo traçado para a estrada, inclusive com uma ponte nova. Depois disso, o governo federal passaria a ser responsável pelo serviço de manutenção.
Devido a situação a prefeitura de Bom Jesus decidiu mandar na quinta-feira (24) um engenheiro no local para avaliar os estragos.
A intenção é verificar a possibilidade de fazer um “remendo” emergencial. Conforme o secretário municipal de governo, Alexandre Becker. O titular da pasta explica que o Rio Pelotas subiu 12 metros devido as chuvas que caem sobre a região há seis dias. “É uma ponte muito antiga, tem mais de 30 anos e já tinham sido feitos diversos reparos.” Becker informou ainda que não há moradores ilhados devido a queda de parte da ponte.
A reportagem da RBS TV já tinha mostrado o problema há pouco mais dois meses, quando a situação já estava precária. Na época, a manutenção da travessia estava sendo feita pelos próprios motoristas, que utilizavam madeira, trilho de trem e cabos de aço. O vigia Nereu Pinto sintetizou as condições de trânsito no local. “Está feia a coisa, não é fácil. Tem que ter coragem para cruzar a ponte.”
Um dia após a reportagem ser exibida no Jornal do Almoço um representante do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) esteve na RBS TV e responsabilizou o município pela conservação da ponte. Disse ainda que o problema não tinha prazo para ser resolvido.
A Superintendência de Estudos e Projetos do Daer se pronunciou por meio de nota. Confira a íntegra:
“A ERS – 110, denominada pela comunidade de Bom Jesus de “Caminhos da Neve” de fato está sendo objeto de Licitação para a Contratação de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA, conforme Instrução Normativa nº 10/2010 do TCE/RS.
O certame “fracassou” por três oportunidades e será objeto de nova tentativa dentro do mês de Outubro/2015, conforme permite a Lei de Licitações.
Após contratado, o EVTEA avaliará a viabilidade do traçado, que poderá transpor o Rio Pelotas em diferentes lugares.Ponte das Goiabeiras amarrada com cabo de aco DSC09678 media
Em qualquer opção a transposição, por se tratar de DIVISA de dois Estados, será de responsabilidade do Governo Federal”.
Até o momento já foram realizados três licitações para a Contratação de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), mas não houve interessados. Uma nova tentativa será feita em outubro deste ano. Depois de contratado, o estudo vai avaliar a viabilidade do traçado, que poderá transpor o Rio Pelotas em diferentes lugares. (Fonte G1 / Rio Grande Do Sul)

"O Nosso questionamento está a preocupação e ação das nossas autoridades, nestas horas aonde estão os homens públicos para atender e socorrer nosssa população?" Coronel Chrisóstomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário