O tempo, que pela manhã esteve instável, permaneceu firme e aos poucos a avenida Luis de Camões foi ficando repleta de pessoas na tarde deste sábado (5). O desfile cívico no bairro Coral, antecedendo o oficial no dia 7 de setembro, é tradicional na cidade e sempre atrai grande público. Famílias inteiras, amigos e patriotas deixaram seus afazeres ou momentos de lazer para prestigiar a apresentação das instituições.
Mais de 1.500 alunos de nove escolas, estaduais e municipais, desfilaram. Autoridades civis e militares acompanharam o evento realizado pela prefeitura em parceria com diversos segmentos, como o Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Gerência Regional de Educação, Grupo de Escoteiros e secretarias municipais.
A beleza dos pelotões sincronizados e muito bem coreografados, que coloriram a avenida, e a perfeita harmonia entre bandas e fanfarras, que entoaram clássicos como Aquarela de Toquinho, Let It Be dos Beatles e até sinfonias de Beethoven, arrancaram aplausos de autoridades e do público. Balisas, bailarinas, porta bandeiras, capoeiristas e pelotões caracterizados com os mais diversos temas, desde fantasias da educação infantil a projetos do Mais Educação, passaram pela avenida e deixaram sua mensagem.
Alguns alunos cadeirantes fizeram parte da banda de suas escolas, segurando pandeiros meia lua, pratos, baterias e triângulos com o mesmo vigor que o batuque dos seus instrumentos. O tempo de evolução à frente do palanque não podia passar de 3 minutos, mas o suficiente para cada instituição mostrar seu trabalho e dedicação de muitos meses para que tudo estivesse perfeito para o grande dia.
Famílias prestigiam o evento
A presença do público e principalmente das famílias chamou a atenção do prefeito Toni Duarte. “A presença dos alunos de várias escolas proporcionam também a oportunidade das famílias prestigiarem o evento. É uma preparação que se inicia muito antes, desde o uniforme e ensaios das coreografias. As crianças ficam muito ansiosas por este dia, por isso além da referência e valorização à pátria, esta participação da comunidade é muito gratificante”, diz.
Atentos a cada coreografia ensaiada, o público aplaudia. Entre os mais curiosos estava Gilberto Barros Borges. Ele fez questão de levar seu filho para a avenida, o pequeno Juliano, de 3 anos de idade. Sentado nos ombros de seu pai, conseguia ver melhor cada detalhe. Segundo Gilberto, seu grande sonho é vê-lo participando da fanfarra da escola futuramente. “Eu disse a ele que, tudo o que está vendo aqui, um dia também poderá fazer. Também falei sobre o motivo de estarmos neste evento, em comemoração à nossa independência e liberdade”, afirma.
Amor à pátria desde a infância
Valorizar o trabalho das escolas é uma das preocupações dos setores ligados à educação no município, incentivando o civismo e o amor à pátria em suas unidades. “Estas homenagens são tão importantes para manter vivo este sentimento dentro de nós. Que cada vez mais sejamos cidadãos mais conscientes, porque o futuro da nossa pátria depende de cada um de nós e é na escola que se inicia este processo”, diz a secretária de Educação, Marimilia Coelho.
Para o aspirante Charles, da Polícia Militar, o desfile cívico e militar realmente incute nas crianças e jovens o sentimento de patriotismo e civismo. “A personalidade do indivíduo enquanto cidadão começa a ser formada justamente nestes momentos, pois desde a escola são incentivadas a participarem destas ações”, diz.
Fonte : Revista Visão
Assess. de Imprensa da PML - Fotos: Sandro Scheuermann