sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Bombeiros comemoram 50 anos de atividades em Lages


Bombeiros comemoram 50 anos de atividades em Lages


Aconteceu  a solenidade alusiva aos 50 anos do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Lages (BBM), na tarde desta sexta-feira (25), na sede da corporação. 
O 5º BBM iniciou seus trabalhos no dia 25 de setembro de 1965, atendia como Posto Avançado de Lages e 12 bombeiros faziam parte da corporação. Em 1967 a corporação ganhou quartel próprio no bairro São Cristovão, onde atua até hoje. Em 1978 foi elevado a Companhia de Bombeiro Militar e em 2006 foi novamente elevado passando a se chamar Batalhão de Bombeiro Militar.
Hoje, o 5º BBM de Lages atende 48 municípios entre a Serra catarinense e o Alto Vale do Itajaí. Com 14 aquartelamentos sendo nas cidades de Lages, Correia Pinto, Anita Garibaldi, Otacílio Costa, São Joaquim, Urubici, Bom Retiro, Rio do Sul, Taió, Ituporanga, Pouso Redondo, Trombudo Central, Presidente Getúlio e Ibirama.
Conta com 220 bombeiros e atende em média 10 mil ocorrências. Com o lema “há 50 anos colocando a mão no fogo por nossa gente”, a corporação também presta serviços de prevenção a incêndios e pânico, com uma média de 22 mil ações já realizadas.

Um dos órgãos públicos mais respeitados de Santa Catarina está em festa. Nesta sexta-feira, 25 de setembro, o Corpo de Bombeiros completou 50 anos de fundação na região serrana. A solenidade em comemoração à data ocorreu na sede do 5º Batalhão, em Lages, e foi marcada por homenagens aos pioneiros e parceiros da instituição.
Inaugurado em 25 de setembro de 1965 pelo então governador do Estado, o lageano Celso Ramos, os bombeiros iniciaram sua história na cidade com 12 homens e um caminhão Ford F-600 para combate a incêndios. Atualmente, o batalhão conta com 14 unidades que cobrem 48 municípios da Serra e do Alto Vale do Itajaí.
Já o efetivo é de cinco viaturas de combate a incêndio, três viaturas de atendimento pré-hospitalar de urgência, 12 viaturas de serviços diversos, 220 bombeiros militares, 20 comunitários e 11 senhoras que prepararam voluntariamente a alimentação dos profissionais em trabalho. Por ano, o batalhão atende cerca de 10 mil emergências e realiza 22 mil serviços de prevenção a incêndio e pânico.
Na solenidade desta sexta-feira foram homenageados ex-comandantes, militares e civis que contribuíram com o Corpo de Bombeiros de Lages neste meio século. Um dos momentos mais emocionantes foi a reverência aos pioneiros da instituição, dentre os quais, o subtenente Eorides Manoel da Silva, primeiro comandante e que atualmente, aos 82 anos, vive na cidade de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis.
Fonte : PML e SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário