terça-feira, 30 de junho de 2015

Xadrez conquista três prêmios em Concórdia



Lages participou com cinco enxadristas, com destaque para Eduardo Antunes Peroza, campeão sub-10, e Henrique de Oliveira Dickel, campeão sub-16. Luiz Henrique Bugança conquistou a medalha de 3º lugar no sub-10 
A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou neste fim de semana o I Torneio Internacional de Concórdia. A competição no Oeste catarinense reuniu 125 jogadores de cinco países, que disputaram sete partidas de uma hora cada, valendo pontos para o ranking nacional (CBX) e Internacional (FIDE), além de troféus e medalhas.
Lages participou com cinco enxadristas, com destaque para Eduardo Antunes Peroza (Escola Estadual Cora Batalha), campeão sub-10, e Henrique de Oliveira Dickel (Escola Estadual Flodoardo Cabral), campeão sub-16. Luiz Henrique Bugança (Escola Municipal Professor Trajano) conquistou a medalha de 3º lugar no sub-10.
Completaram a equipe lageana os mestres Alfeu Junior Varela Bueno (Unifacvest), 16º lugar geral, e Marco Cordeiro, técnico de Lages, 26º lugar geral. Para Marco, três medalhas, sendo duas de campeão, foi um bom resultado, considerando o nível técnico da competição. “Jogadores fortíssimos, muitos inscritos e disputas acirradas fizeram do torneio um enorme desafio”, analisa.
Marco prepara-se para o Campeonato Mundial de Xadrez, em outubro, na Alemanha, e as equipes para os Joguinhos Abertos (julho, em Itajaí), Olesc (outubro, em Curitibanos) e Jogos Abertos (novembro, em Joaçaba), principais competições do segundo semestre.

Campeões
Henrique de Oliveira Dickel, 15 anos, é aluno da Escola Estadual Flodoardo Cabral e treina xadrez há três anos. Este ano conquistou o vice-campeonato brasileiro sub-16 e será um dos titulares da equipe na Olesc e Joguinhos Abertos. Dedicado, em 2015 já disputou 12 torneios, média de dois por mês. “Gosto muito de jogar e viajar para campeonatos porque você cresce e vive novas experiências”, declara Dickel.
Eduardo Antunes Peroza, 10 anos, estuda na Escola Estadual Cora Batalha e pratica xadrez há três anos. Residente em Fraiburgo (onde aprendeu os movimentos) até o início de 2015, Peroza mudou-se com a família para Lages e passou a integrar a equipe Lages Xadrez Clube/FME. Treina duas vezes por semana e este ano fará parte da equipe da Olesc por Lages.
Acompanhado sempre pelos pais Jair e Viviane, que o incentivam muito, Peroza já faz planos. “Quero jogar muito bem e chegar a mestre”, revela o enxadrista. O pai Jair aprova e dá o suporte necessário. “Ótimo filho e excelente aluno na escola, vou apoiar sempre”, garante, satisfeito com o resultados do filho em 2015, que além de Concórdia já faturou duas etapas da Liga Oeste de Xadrez 2015. A próxima competição da equipe Lages Xadrez Clube/FME será o Floripa Open de Xadrez, 2 a 4 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário