terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dia do Soldado é comemorado com entrega de medalhas em Brasília




Brasília, 25/08/2015 – O Exército Brasileiro comemorou, na manhã desta terça-feira (25), o Dia do Soldado – uma das datas mais importantes da Força Terrestre. Na cerimônia, realizada em Brasília (DF), militares e civis foram condecorados com as medalhas do Pacificador, Sangue do Brasil e Marechal Osório. Atualmente, cerca de 200 mil homens e mulheres ostentam a farda verde oliva no país e em missões no exterior.
Foto: Gilberto Alves / MD
Exército Brasileiro comemora o Dia do Soldado
Exército Brasileiro comemora o Dia do Soldado
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, acompanhou a cerimônia junto com o vice-presidente da República, Michel Temer. Wagner destacou a importância da Força Terrestre na proteção da soberania nacional, e lembrou a participação de militares do Exército em missões de paz e na pacificação de comunidades no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras.
Foto: Tereza Sobreira / MD
Autoridades participaram de cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado
Autoridades participaram de cerimônia em homenagem ao Dia do Soldado
Durante a solenidade, o comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas, leu ordem do dia alusiva à data. Em suas palavras, enalteceu a bravura, heroísmo e coragem de Caxias, o patrono da Força. “Era o grande soldado, com visão de estadista, mirando o futuro, a dizer-nos que o Brasil teria um único Exército”, completou.
O comandante ressaltou, também, as principais qualidades da Força Terrestre, que “acolhe a todos, igualando oportunidades, independente de raça, credo, naturalidade, alinhamento político, condição econômica ou nível social”. Citou ainda o processo de transformação pelo qual o Exército vem passando, por meio de projetos estratégicos como o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
De acordo com Villas Bôas, o Sisfron atenderá, de um lado, às populações dos grandes centros urbanos, no combate às drogas, armas clandestinas e contrabando. E de outro, vai potencializar benefícios sociais, “trazendo novas soluções para a educação, saúde, vigilância sanitária, controle ambiental e defesa civil, além de informações sobre o clima”.
O evento contou com a presença dos comandantes da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, e daAeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. A cerimônia aconteceu no Quartel-General do Exército, localizado no Setor Militar Urbano de Brasília.
Medalhas
A comemoração teve início com a entrada da espada invicta de Caxias, representando sua participação no local, e em seguida, foi entoada a Canção do Exército. Após a leitura da ordem do dia, foi a vez de recepcionar a Bandeira Nacional e agraciar os homenageados com comendas distintas.
Foto: Tereza Sobreira / MD
Militares e civis foram condecorados com as medalhas do Pacificador, Sangue do Brasil e Marechal Osório
Militares e civis foram condecorados com as medalhas do Pacificador, Sangue do Brasil e Marechal Osório
O evento terminou com desfile em continência ao vice-presidente Temer. Alguns equipamentos estratégicos da Força Terrestre estavam em exposição no pátio de formatura. Entre eles, os blindados Guarani, Urutu e Cascavel, o radar Saber e viaturas Astros 2020.
Os feridos em trabalho receberam a Medalha Sangue do Brasil. Criada em 1945, a medalha é conferida a oficiais e praças, além de civis, que tenham participado de operações militares dentro ou fora do território brasileiro e sofreram ferimento em consequência de forças adversas.
Foto: Gilberto Alves / MD
O vice-presidente Michel Temer condecorou estandarte de organização militar agraciada
O vice-presidente Michel Temer condecorou estandarte de organização militar agraciada
Na manhã de hoje (25), a comenda foi entregue a soldados que se machucaram durante a pacificação das favelas da Maré, Alemão e Penha, no Rio de Janeiro, e ainda na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah).
Alguns atletas do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas receberam a Medalha Marechal Osório – O Legendário. Ela é dada desde 2008 a militares com excelente desempenho funcional e destaque por excepcional preparo físico, demonstrado em testes de aptidão ou participação em competições nacionais e internacionais.
A Medalha do Pacificador foi outro distintivo de homenagem a civis e militares, e organizações da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Instituída em 1953, no ensejo das comemorações do sesquicentenário do nascimento do Duque de Caxias, é conferida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Exército. 
Sobre a data
O país comemora todo 25 de agosto o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Pelos seus feitos históricos de consolidação da Independência, pacificação de províncias e vitória na Bacia do Prata é conclamado “o pacificador do Brasil”.
O marechal destacou-se, ainda, pela luta contra a escravidão dos negros, solução pacífica de desafios políticos e generosidade aos adversários em campo de batalha.

Por Marina Rocha
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Nenhum comentário:

Postar um comentário